Home Destaque Sul de Santa Catarina possui três pontos impróprios para banho

Sul de Santa Catarina possui três pontos impróprios para banho

Na região Sul de Santa Catarina, existem três pontos impróprios para banho. O primeiro ponto foi identificado na praia de Balneário Arroio Silva, um na Prainha do Farol, em Laguna, e o último no Braço morto do Rio Mampituba, em Passo de Torres.  O Instituto do Meio Ambiente (IMA) do Estado realiza diversas vezes ao ano coletas de amostras de água de balneários de Santa Catarina. A Pesquisa de Balneabilidade tem o intuito de analisar as águas de cada praia e determinar se estão próprias ou impróprias para o banho levando em conta se as águas estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada por meio da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.

Segundo dados das coletas, 85,2% dos pontos estão próprios para banho, nos 500 quilômetros da costa catarinense. A dois meses do início oficial do verão, este é o melhor resultado da pesquisa de 2019.

- Advertisement -

As coletas foram realizadas de 21 a 25 de outubro. A partir de 8 de novembro, os relatórios passam a ser semanais. Durante a alta temporada, de novembro a março, as coletas e resultados são divulgados todas as sextas-feiras. Já de abril a outubro, ocorrem de forma mensal.

Os resultados dependem das amostras coletadas, por tanto as análises poderão mudar de uma coleta para a outra: confira o relatório completo: 

Pontos impróprios: 

  • PRAIA DO ARROIO DO SILVA (Ponto 03) Av. Mondardo – Foz do arroio
  • PRAINHA DO FAROL (Ponto 07) Na entrada da praia
  • BRAÇO MORTO DO RIO MAMPITUBA (Ponto 02)PASSO DE TORRES Próximo à ponte
- Anúncio -