Home Destaque Secretaria de Saúde de Orleans vai realizar cirurgias de pterígio

Secretaria de Saúde de Orleans vai realizar cirurgias de pterígio

Com o objetivo de zerar a fila de pacientes que aguardam pela cirurgia de pterígio, prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no dia 11 agora, um mutirão para atender 25 pacientes orleanenses, na Clínica dos Olhos, em Criciúma. Alguns já aguardavam há anos pelo procedimento na fila de espera da Central de Regulação do Município.

Segundo Murilo Ferrarez, o programa Zera Fila da Saúde em Orleans, já atendeu mais de 2.500 pacientes nas diversas áreas que estavam na fila de regulamentação. “É um programa que está dando certo e agora é a vez dos que sofrem com a falta de visão devido ao ptrígio”, relata explicando que as cirurgias são necessárias aos portadores da doença.

- Advertisement -

Pterígio ou mais conhecido como “carne crescida” é uma lesão que atinge o branco dos olhos, podendo se estender até as córneas. A cirurgia de remoção é simples, dura em média 30 minutos, sem a necessidade de consulta pré-cirúrgica e exames.

O que é pterígio?

O pterígio é um espessamento vascularizado da conjuntiva (membrana transparente que recobre toda a região branca do olho) de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea.

Como é feita a cirurgia de pterígio?

Essa cirurgia é feita sob anestesia local, dura cerca de 30 minutos e consiste na remoção do tecido que encontra-se em excesso seguida de um transplante de conjuntiva para recobrir o local da lesão.

Quanto tempo para a recuperação total da retirada do pterígio?

Com a cola biológica, o paciente passa, em média, 20 minutos no centro cirúrgico. O tempo de recuperação cai de 15 a 20 dias, afastado das atividades cotidianas, para cinco a sete dias. A anestesia é local e o pós-operatório só exige repouso e medicamentos.

Fonte: Notisul

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia

- Anúncio -