Home Destaque Ruas de Braço do Norte ficam alagadas após chuva forte

Ruas de Braço do Norte ficam alagadas após chuva forte

Algumas ruas de Braço do Norte viraram rio entre o fim da tarde e o começo da noite desta terça-feira (22). Diversos vídeos tomaram conta das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas em pouco minutos.

Não é de hoje que a população do maior município do Vale sofre com este tipo de situação.

- Advertisement -

O próprio prefeito Beto Kuerten Marcelino admite: “Isso é um problema recorrente e que ocorre há décadas na cidade”.

O sistema de drenagem, quando existe, não suporta a quantidade de água. Ainda mais quando a chuva ocorre intensamente em um curto espaço de tempo, justamente o registrado nesta terça.

A solução? O prefeito também responde: o nome da solução para isso se chama macrodrenagem. Não há outro caminho.

Por isso que desde o ano passado trabalhos forte na infraestrutura. São melhorias e obras que estão em andamento e certamente irão evitar situação como esta”, afirma Beto.

“Este tipo de ação sempre terá que ser feita, pois a água precisa passar por algum lugar. Mas com um novo sistema de drenagem, dimensionado para a nova realidade da nossa cidade e implantado em pontos estratégicos, conseguiremos praticamente zerar este tipo de ocorrência que gera um transtorno se tamanho para as pessoas”, explica o prefeito.

Em 2021, o pleito para executar a totalidade da macrodrenagem foi feito para o Governo do Estado. O valor total estimado é de R$ 11.902.710,00.

São três etapas que preveem melhorias no sistema de drenagem, pavimentações e outras obras de canalização, desvio de córregos e outras melhorias para evitar alagamentos e enchentes no município.

Das três etapas, a principal delas é o canal de desvio na rua Raulino Horn, considerado o ponto mais crítico da cidade. A obra consiste em criar um novo direcionamento para dar vazão à água no córrego Santa Augusta.

- Anúncio -