Quase 40% dos criciumenses diagnosticados com a Covid-19 estão curados

13

O último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Criciúma aponta que 39,63% dos criciumenses diagnosticados com a Covid-19 estão recuperados. De 111 pessoas confirmadas com a doença, 44 já estão curadas, segundo o informe.

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma monitora a cada 48 horas o quadro clínico de pessoas confirmadas com o novo Coronavírus, e dependendo dos casos o monitoramento é realizado a cada 24 horas. “É um trabalho muito importante. Adotamos essas medidas conforme a realidade de cada paciente”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Cristiane Santos da Rosa.

- Anúncio -

O diagnóstico de pacientes curados funciona de duas formas. Uma delas é quando a pessoa é confirmada com a Covid-19 e cumpre os 14 dias de isolamento determinados e está assintomática nas últimas 72 horas. Já o segundo método é aplicado por meio dos testes rápidos. Essa maneira, que está sendo utilizada no município, é capaz de perceber o vírus de duas formas, detectando as imunoglobulinas G e imunoglobulinas M, também conhecidas por IgG e IgM.

No primeiro caso, ou seja, quando apontado com IgG, o paciente já teve contato com o vírus, porém, está recuperado e não o transmite mais. Já com o IgM, a pessoa está com a infecção ativa. Nessa situação, conta-se o período de 14 dias a partir do início do isolamento, para posteriormente diagnosticar a cura, sem sintomas nenhum nas últimas 72 horas desse prazo.

Dos 111 casos divulgados no último boletim, o município registrou quatro óbitos, e tem apenas uma pessoa confirmada com a doença internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fonte: Secretaria da Saúde de Criciúma

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia