Prefeitura de Orleans inaugura sede própria do Creas

8

Durante a tarde desta terça-feira (19), a Prefeitura de Orleans inaugurou mais uma obra realizada nos últimos meses. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ganhou uma nova sede para realizar seus trabalhos. O Centro fica localizado no Bairro Rio Belo, ao lado do Posto de Saúde Santa Luzia.

A entrega do local foi realizada pelo Prefeito Jorge Koch na presença do vice-prefeito Mário Coan, de secretários municipais, vereadores e comunidade. O prefeito destacou a conquista do novo local para atender as famílias carentes. “Entregamos essa obra principalmente para aqueles casos que a família tem o vínculo rompido. No momento em que a família está vulnerável, que haja uma separação e a criança fica desamparada, é nesse momento que o Creas acaba recebendo e fazendo o trabalho psicológico. No momento que há uma violência sexual dentro de casa e é preciso que alguém acolha essa pessoa e é o Creas responsável por isso, além de diversas ações. Então a gente fica feliz em entregar essa obra para a comunidade de Orleans”.

- Anúncio -

Jorge Koch ainda destaca que a prefeitura já tinha o terreno e conseguiu o valor de R$ 350 mil do Governo Federal, através de Emenda Parlamentar do deputado Ronaldo Benedet, para a construção do Centro Especializado. O local foi entregue com todos os móveis e equipamentos necessários para o funcionamento do Creas. O local é climatizado e tem a sala de recepção, a da coordenação, além de uma sala para cada profissional, sendo a assistente social, a psicóloga e o advogado. Há quatro banheiros com dois adaptados, uma sala para fazer treinamentos, uma sala de almoxarifado, a lavanderia e cozinha.

Cinco profissionais contratados pela prefeitura trabalham diariamente para atender as famílias. “Agora é um atendimento de primeiro mundo, desde que o nosso servidor receba essas pessoas com um sorriso no rosto, com felicidade e alegria para recuperar essa pessoa que tem o vínculo rompido”, comenta o prefeito.

A secretária de Assistência Social e Habitação de Orleans, Rosilandia Rocha Librelato, ressalta que a sede própria do Creas “é um sonho realizado após uma busca constante desde 2017”. O Creas estava instalado em uma casa antiga e já pagava aluguel há seis anos. Com o novo local poderá atender melhor a população.

Rodilandia explicou os serviços prestados pelo Creas. “No Cras trabalhamos a prevenção e no Creas trabalhamos já com o vínculo rompido. A pessoas chega aqui quando já sofreu a violência e já está toda violada. Então trabalhamos muito com o Ministério Público. É um atendimento especializado e de suma importância para as pessoas, porque eles sabem aonde tirar as dúvidas. Tem muitas mulheres que sofrem violência doméstica e aqui elas se abrem e fazem todo o atendimento. É um apoio”, comenta.

Veículo 0 km também é entregue para a Assistência Social

O prefeito Jorge Koch também entregou um novo veículo para a Secretaria de Assistência Social do município. O Fiat Ducato 0 km foi adquirido pelo valor de R$ 190 mil, através de recursos do Deputado Edinho Bez.

“Entregamos esse veículo 0 Km que compramos nos últimos meses. Ainda não fizemos uso dele por falta de motorista, mas contratamos um novo e a partir de janeiro esse veículo estará buscando nas casas as pessoas com problemas financeiros, pessoas deficientes e com problemas de vínculos rompidos. Então ele pega em casa a criança, o idoso, o pai e a mãe e traz aqui no Creas para receber toda a assistência pedagógica e psicológica. Isso é motivo de muita alegria”, ressalta o prefeito.

A secretária também comemorou a aquisição do veículo. “Esse veículo é para toda a assistência social, Cras e Creas. Estávamos precisando, porque temos o serviço de fortalecimento de vínculos e as crianças precisam se deslocar até o Centro Rui Pfutzenreuter”, explica Rosilandia.

Por: Deivis W. Fernandes / RCnoticia