Home Destaque PREFEITO CONHECE SISTEMA ROBOTIZADO EM PROPRIEDADE RURAL DE ORLEANS

PREFEITO CONHECE SISTEMA ROBOTIZADO EM PROPRIEDADE RURAL DE ORLEANS

Na manhã desta de quinta-feira (29/04), o prefeito Jorge Koch, visitou a propriedade do casal de produtores de leite Renato Debiasi e Valdete Meurer Debiasi . Eles residem em Rio Pinheiros Alto comunidade interiorana de Orleans, pais de três filhos, o casal vem modernizando sua produção leiteira com equipamentos de última geração.

A propriedade familiar do senhor Renato Debiasi implantou um sistema robotizado de ordenha de vacas que é pioneiro no sul de Santa Catarina, sendo a primeira no município de Orleans. A propriedade renovou a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose e busca, com o uso da tecnificação, oferecer um produto diferenciado, com maior qualidade e excelência sanitária. De acordo com a médica veterinária Carmem Regina Vieira da Cidasc de Orleans, a propriedade conta com 189 animais que produzem diariamente 1100 litros de leite.

- Advertisement -

O equipamento é um robô que realiza a coleta do leite absolutamente sozinho 24 horas por dia. O equipamento possibilita o produtor acompanhar os relatórios em tempo real identificando quantas vacas foram ordenhadas, a quantidade de litros extraídos diariamente, por exemplo. Além disso, no momento em que a vaca está posicionada o equipamento faz a limpeza dos tetos, em seguida acopla as teteiras e realiza a coleta do leite. Vale destacar que o leite de cada animal é separado antes de ir para o resfriador. Na tela que faz parte do equipamento permite que o produtor obtenha informações sobre o animal, uma vez que cada uma delas recebe um chip de identificação.

Além do prefeito, estiveram conhecendo o equipamento os vereadores de Orleans Gabriel Bianco e Luiz Cristóvão Crocetta, o secretário Municipal da Agricultura de Orleans Edson Kestring, o presidente da Cidasc Antônio Plínio de Castro Silva, o diretor de Defesa Agropecuária Diego Rodrigo Torres Severo, os gestores da Regional de Criciúma Daniel Temor Moritz, Carla Zoche, José Henrique de Oliveira que faz parte da Coordenação de Criciúma e o técnico agrícola da regional de Criciúma Elton Neurnberg.

Durante a visita o casal recebeu das mãos do prefeito e do presidente da Cidasc o certificado de renovação propriedade livre de brucelose e tuberculose, com a garantia de um produto de melhor qualidade no mercado. O evento fez parte da agenda do novo presidente da Cidasc e foi uma oportunidade de divulgar a região e demonstrar o reconhecimento pelo trabalho e investimentos que eles investem na atividade rural.

Fonte: Prefeitura Municipal de Orleans

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia

- Anúncio -