Ponte com palitos de picolé suporta 160 quilos em desafio na Satc

9

Fazer uma ponte com palitos de picolé e cola que aguente peso. Foi essa a proposta que os professores passaram para os alunos da 4ª fase do técnico de Fabricação Mecânica da Satc. As três equipes disputaram para ver qual trabalho suportava mais peso. A aluna Julia Losso nem acreditou quando viu sua ponte aguentando 160 quilos sem quebrar. Ela e os colegas Igor Duarte e Thiago Lidório, bateram o recorde do ano passado, que foi de 150 quilos.

“A gente não esperava que fosse aguentar tudo. Esperávamos que suportasse até uns 100 quilos. A sensação foi de superação e muita emoção por ter batido o recorde”, comenta Julia.

- Anúncio -

Os professores Adelor Felipe da Costa, Gerson Maximiliano e Jucelma De Lucca Schneider juntaram seus conteúdos das disciplinas e propuseram o desafio. Os alunos colocaram em prática o que aprenderam em sala. “Eles tinham que seguir as normas que estipulamos no edital. As pontes podiam ser feitas com até 500 palitos, com peso máximo de 600 gramas”, explica o professor Adelor.

Com esse desafio, foi posto em prática conteúdos como: cálculo de vigas, treliças, simulação, montagem e resistência de tração. “É bom que une várias disciplinas. No processo, o aluno acaba se envolvendo mais com o conteúdo e levando esse conhecimento para o projeto”, garante Adelor.

No total eram 160 quilos, distribuídos em quatro pesos de 20 e oito de 10. A equipe vencedora conseguiu colocar todos os pesos e recebeu troféu. A segunda caiu aos 120 quilos e a terceira ponte não suportou os 60 quilos.

Fonte: Satc
Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia