Home Destaque Orleans recebe agentes de desenvolvimento do Programa DEL

Orleans recebe agentes de desenvolvimento do Programa DEL

Entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro o município de Orleans é o palco do Seminário Técnico Nacional da Rede DEL Município Sustentável e DEL Turismo.

O encontro reúne cerca de 50 agentes e coordenadores, de mais de 25 cidades, de cinco estados, sendo parte de SC, RS, RN, já integrantes do DEL  e os recém-chegados MG e MS.

- Advertisement -

A ideia é aproveitar a experiência do que vem sendo desenvolvido até então para inspirar e orientar a expansão do programa para outros estados e municípios, reciclando e capacitando todos com a metodologia do Programa de Desenvolvimento Econômico Local ( Del) nas temáticas de Municípios Sustentáveis e Turismo.

Nesta segunda-feira (27.09) o evento contou com a presença do prefeito municipal Jorge Luiz Koch e do  vice-prefeito Mário Coan, ambos membros do Conselho de Desenvolvimento da cidade, que  falaram sobre os avanços e desafios do programa no município e deram as boas vindas aos participantes.

Também participaram do painel de abertura, os coordenadores das Câmaras Técnicas (CT), Rodrigo Vieira, de Infraestrutura e Mobilidade, Cristóvão Luiz Crocetta, de Agronegócio, Leomar Brugnara, de Turismo e Cultura, além da equipe técnica, Giani Cechinel Loli Fontanella, agente de articulação, Aline Nandi e Mariane Bergmann consultoras pela FACISC.

Ao longo da semana serão realizadas visitas técnicas a projetos apoiados pelo Programa DEL em Orleans, oportunizando aos participantes conhecerem o museu, as esculturas do paredão, as belezas naturais, a cervejaria, a cachaçaria, a vinícola e outros atrativos locais.

Na quinta-feira (30.09) na Sede do Consórcio Cisal-Sul, será realizada uma  atividade comemorativa aos dois anos do Programa de Desenvolvimento Econômico de Orleans.

De acordo com o instrutor, Andreas Dohle, o treinamento é importante para preparar os agentes de desenvolvimento e as coordenações nos estados onde está o DEL e também para promover e o intercâmbio de práticas entre os municípios.

Vice-presidente regional da Facisc e vice-presidente do Del em Orleans, Ubirajara Francisco Machado Pickler, prestigiou o evento e ressaltou que a cidade se sente honrada com a oportunidade de mostrar o trabalho que o DEL tem realizado no município e vem progredindo a cada dia. “Com certeza é um grande auxílio para a administração da prefeitura municipal, pois o engajamento dos atores que fazem parte do Programa, as comissões, os  estudos sobre a cidade, o levantamentos de pontos positivos e negativos com o que podemos melhorar, tem levado a construir um projeto futuro de 20 anos no qual acreditamos que realmente vamos colher muitos frutos de boa qualidade e percebemos que isso já está acontecendo. É um trabalho fantástico com o engajamento de todos, deixando as questões político partidárias de lado, todos engajados em produzir um material que dê consistência para a nossa cidade em termos de crescimento e sustentabilidade. Por tudo isso somos gratos a Facisc por essa oportunidade única que nos dá essa sensação de que estamos no caminho certo do crescimento sustentável através do turismo e dando oportunidade para novas indústrias e melhoria das que já existem, ou seja um planejamento bem estudado e estruturado que nos dá uma ferramenta fantástica”, declarou.

Fonte: FACISC

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia

- Anúncio -