Home Economia Orleans firma pacto de amizade com Valdobbiadene, na Itália

Orleans firma pacto de amizade com Valdobbiadene, na Itália

A comitiva de Orleans, que está em missão na Itália, esteve nesta terça-feira (12/04) na cidade de Valdobbiadene. Os integrantes foram recebidos pelo prefeito da cidade Italiana, Luciano Fregonese, assim como o presidente da Associação Trevisani nel Mondo de Valdobbiadene, Luciano Murer, e do Presidente da Associação Trevisani da província de Treviso, Mário Conte.

Conforme o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, no ato foram feitas as entregas dos documentos do pacto de amizade entre as cidades, assim como a carta de intenções de intercâmbio educacional e cultural, que auxiliaram nesse pacto. “O prefeito ressaltou a importância de o ensino estar junto nesse pacto, assim como comércio e indústria, aqui representado pelo presidente da CDL de Orleans, Marcelo Dalazen, comentou o reitor.

- Advertisement -

O prefeito de Orleans e presidente de FECAM, prefeito Jorge Luiz Koch, está acompanhando a comitiva, que ainda tem o museólogo do Museu ao Ar Livre, Idemar Gizzo, o produtor do filme, Sandro Pagnan, e a presidente do Comitato Dante Alighieri de Tubarão e Região (CODATUR), Fabiola Cechinel. Durante a visita à cidade, eles ainda realizaram uma visita técnica a uma vinícola, onde puderam acompanhar o cultivo de uvas, a produção de vinhos e a tecnologia empregada na produção, além da exibição do Filme Azambuja para instituições de ensino do município italiano e o lançamento do livro, “Colônia Azambuja”, de autoria de Idemar Ghizzo, Eusébio Pasini Tonetto e Leonir Pirola, que foi traduzido para italiano.

Primeiros dias em Gênova

A Comitiva, que está na Itália em agenda oficial, participou da inauguração do Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana (MEI). A ida da comitiva até o velho continente é fruto do convênio entre o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), mantido pelo Unibave, com o Mei. Durante a programação, foram feitas duas exibições do filme Azambuja.

Entre os compromissos na cidade, a responsável pela Relação Externa e Coordenadora do MEI, Leila Maiocco, recebeu, neste último dia 11, a comitiva juntamente com o Diretor do Museu, Pierangelo Campodonico. O encontro deu-se para que a comitiva conhecesse a cidade por meio da sua arte e cultura. Eles realizaram visitação ao Palácio Bianco, onde encontra-se um acervo de obras de arte, que dispõe desde pinturas em telas, objetos em madeira, esculturas e um vasto material em porcelana, composto por mais de sete mil obras além do famoso violino di Paganini, construído em 1743 por Bartolomeo Giuseppe Guarneri*.

Ainda cumprindo a agenda, no Auditorium Galata, Sandro Pagnan apresentou o filme Azambuja (legendado) para autoridades, convidados e alunos da escola média (proporcional ao ensino médio). Ao término da apresentação, foi proposto para as escolas um projeto de intercâmbio escolar, em que alunos participarão de uma atividade com a oportunidade de alguns conhecerem Orleans e região.

Em seguida, a comitiva foi ao Pálacio Turzi para um encontro com o vice-prefeito de Gênova, Marco Bucci, onde na oportunidade o prefeito Jorge Luiz Koch fez a entrega de um Press kit, contendo a bandeira do município, livros e vídeos que fortalecerão ainda mais a relação entre as cidades a partir da construção do Pacto de Amizade proposto. A proposta visa, ainda, a cooperação técnica em vários segmentos de universidade tendo em vista a importância da tríplice: Administração Municipal, Educação e Cultura para que caminhem juntas fortalecendo as relações institucionais.

A comitiva segue cumprindo a agenda oficial, que segue até 21 de abril.

 

Fonte: Ascom/Unibave

- Anúncio -