Home Geral Orleanense Eleito Conselheiro do Consulado Geral da Itália de Curitiba

Orleanense Eleito Conselheiro do Consulado Geral da Itália de Curitiba

Participaram neste importante evento eleitoral os cidadãos que possuem cidadania italiana reconhecida com os requisitos legais para o eleitorado ativo, residentes e inscritos no AIRE no distrito consular há pelo menos 6 meses (em relação à data das eleições).

O voto foi realizado por correio, mas – ao contrário das eleições políticas e referendos – o envelope eleitoral foi enviado SOMENTE aos eleitores que solicitaram expressamente a inscrição na lista eleitoral, pelo menos trinta dias antes da data estabelecida para a votação

- Advertisement -

O Orleanense Alexandro Veronesi concorreu pela lista ITALIANITÀ IN MOVIMENTO, que é um movimento apartidário de cidadãos italianos residentes no Brasil, cujo objetivo central é representar os interesses e defender os valores da comunidade italiana.

Á lista ITALIANITÀ IN MOVIMENTO lançou candidatos em todos os consulados italianos do Brasil.

Graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Marketing e atualmente presidente da Associação Veneta de Orleans e Região, entidade que atua na promoção da cultura e da língua italiana promovendo encontros de cultura, eventos gastronômicos e musicais e escolas de língua italiana.

Também é historiador e estudioso da história da imigração italiana, promovendo eventos de cultura e exposições fotográficas.

Conselheiro municipal de cultura e turismo da cidade de Orleans (SC). Participou da fundação de entidade italianas em Santa Catarina e também trabalhou como produtor de projetos de cinema.

Profundamente envolvido com a comunidade italiana de Santa Catarina, estudando e pesquisando a história da imigração, desenvolvendo projetos de cultura como exposições, eventos gastronômicos, cinema, gravação de CDs, pesquisas genealógicas, auxilio na escrita de livros, participação de encontros culturais e debates.

As articulações agora já giram em torno dos nomes a serem convidados na condição de “cooptados” e, principalmente, da eleição dos três conselheiros que representarão o Brasil no CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’.

Os resultados oficiais ainda não foram proclamados, o que deverá acontecer nos próximos dias, quando também começam a acontecer as primeiras reuniões com os novos conselheiros.

COMITES é uma entidade oficial, dos consulados italianos, que representa o cidadão italiano no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares.

Cada circunscrição consular possui um COMITES. No Brasil, existem sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Atualmente com o aumento do número de cidadãos italianos no exterior, a circunscrição consular de Curitiba (formado pelos estados de Santa Catarina e Paraná), será composto por 12 membros eleitos por voto direto via correio e permanecem no cargo por cinco anos, não recebendo remuneração.

 

 

 

Por: Alexandro Veronesi

Postado Veroni Henrique

- Anúncio -