Home Destaque Orçamento da Defesa Civil de SC é 25% maior em 2024 do...

Orçamento da Defesa Civil de SC é 25% maior em 2024 do que no ano anterior

O orçamento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil em 2024 é de R$ 126,7 milhões, o que significa 25% a mais para investimentos em obras prioritárias na área. O cálculo leva em conta o valor efetivamente desembolsado em 2023 pelo Governo do Estado.

A prioridade neste ano é para as ações de dragagem de rios e investimentos em novas barragens, garantindo maior eficiência do sistema contra as cheias. Há ainda o compromisso de que todo o orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado para 2024 na Defesa Civil será efetivamente gasto entre janeiro e dezembro. O valor destinado para essas ações poderá ser atualizado de acordo com o desempenho da arrecadação catarinense – se o Estado arrecadar mais, terá mais recursos para investir.

- Advertisement -

É importante destacar que os vetos às emendas parlamentares que tratavam do acréscimo de recursos para construção de novas barragens, melhorias de estruturas e desassoreamento de rios não representam qualquer prejuízo às ações planejadas para a Defesa Civil — todas essas medidas já estão devidamente incluídas no orçamento.

Portanto, as emendas parlamentares eram inócuas e ilegais, considerando que violavam a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Além disso, o governador Jorginho Mello assinou um termo de cooperação técnica para que as operações, manutenção e conservação das barragens sejam feitas por meio da Celesc. Já a própria Defesa Civil trabalha na elaboração de um cronograma de ações contra enchentes que será executado ainda no primeiro semestre.

- Anúncio -