Home Destaque Operações nas áreas de captação reforçam abastecimento de Lauro Müller

Operações nas áreas de captação reforçam abastecimento de Lauro Müller

Começou a encher na madrugada desta terça-feira (9) o tanque na captação secundária que a Casan mantém em Lauro Müller no Rio Palermo, há cinco quilômetros a jusante do ponto principal. Durante mais de 10 horas, de manhã à noite, funcionários da Companhia, voluntários e servidores da Prefeitura trabalharam na área na segunda-feira, com auxílio de maquinário pesado, a fim de criar uma barreira de contenção.

A barragem com lonas e sacos de areia permite que a água do rio permaneça no local e, acumulada, possa ser enviada para a Estação de Tratamento. “A operação deu certo”, disse o engenheiro André José Campos. “Há neste momento mais água para enviarmos aos reservatórios da cidade”.

- Advertisement -

Como há previsão de chuvas para esta semana na região, a segunda etapa da operação deve começar somente na próxima segunda-feira, quando se inicia a limpeza na captação principal. Será uma semana de trabalho, possível após a obtenção de licença ambiental emitida sexta-feira (5) passada, pela Fundação Municipal.

Em paralelo à operação de limpeza, os engenheiros e técnicos da Casan montarão uma estrutura de rede que permita à Prefeitura Municipal continuar captando água nas proximidades para abastecimento de comunidades mais distantes enquanto as máquinas estiverem removendo o lodo.

Com a chuva, desde o sábado passado o abastecimento de Lauro Müller começou a normalizar. O Rio Palermo, cujos níveis de captação tinham caído 90%, voltou a subir lentamente. A chuva que caiu não soluciona a forte estiagem na região, mas impede que o rio vire um tapete de pedras. “As melhorias nas duas captações darão mais tranquilidade ao sistema”, diz o chefe da Agência, José Nazareno Nasário.

Fonte: SulInFoco

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia

- Anúncio -