Mourão e Sergio Moro vão acompanhar posse do novo presidente do TRF4 em Porto Alegre

1

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, estarão em Porto Alegre nesta quinta-feira (27) para acompanhar a posse do novo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Victor Luiz dos Santos Laus. Mourão acompanha o presidente em exercício devido à viagem de Jair Bolsonaro para o Japão. A cerimônia ocorre no Plenário do TRF4, a partir das 15h. A nova administração assume a gestão do Tribunal durante o biênio 2019-2021.

Com a mudança de composição, o desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz deixa a presidência para integrar a 8ª Turma. Ele assume a vaga de Laus, que deixa o colegiado para comandar o Tribunal. As trocas vão impactar em julgamentos da Operação Lava Jato, em segunda instância. Thompson Flores se torna, com isso, um dos três desembargadores que vai julgar o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) referente à condenação no processo do sítio de Atibaia (SP).

- Anúncio -

Em primeira instância, Lula recebeu pena de 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em fevereiro. O processo do sítio chegou à 8ª Turma em 15 de maio. A expectativa é de que a apelação seja examinada em maio de 2020. Também fazem parte do colegiado os desembargadores João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen.

Moro viajou para os Estados Unidos, no fim de semana, e só deve retornar ao Brasil na quarta-feira. Em nota divulgada na sexta-feira, a assessoria do ministério explicou que a missão oficial envolve uma série de visitas a órgãos de segurança e inteligência. Desde o início do mês, o site The Intercept Brasil vem divulgando trechos de supostas conversas entre Moro e integrantes da força-tarefa da Lava Jato indicando a tese de seletividade enquanto era juiz da 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba.

Fonte: Notisul

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia