Mortes por afogamento acendem alerta para banhistas em SC

14

O número de mortes por afogamento no Sul catarinense acendeu um alerta para banhistas. Somente nesta quarta-feira de natal foram três mortes – de uma criança em Araranguá e de dois adolescentes em Jaguaruna. Também em Jaguaruna, só que durante a madrugada do dia 25, um corpo foi encontrado na orla de Balneário Garopaba do Sul, a suspeita, segundo a Polícia Militar (PM), é que a vítima tenha se afogado na praia.

Os dois adolescentes, de 15 e 17 anos, eram irmãos e se banhavam em uma lagoa na localidade de Arroio Corrente. Chegaram a ser socorridos com vida, foram encaminhados ao Hospital de Jaguaruna, onde não responderam as tentativas de reanimação e faleceram.

- Anúncio -

Mais ao norte, em Laguna, uma mulher se afogou na lagoa do Imaruí. Ela foi socorrida com vida e internada no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos.

Um homem de 46 anos de idade morreu afogado no início da noite de quinta-feira, dia 26, em um rio às margens da estrada geral São Pedro em Siderópolis. Desde a quarta-feira de natal, está é a quinta morte registrada no Sul do Estado – ainda foram duas em Jaguaruna, uma em Araranguá e uma em Braço do Norte.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), quando a guarnição chegou ao local a vítima havia sido retirada da água por populares, porém, já estava sem vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) também foram acionados.

Estas duas ocorrências, envolvendo os adolescentes e a mulher em Laguna, possuem em comum o fato dos locais não serem protegidos por guarda-vidas. E uma das dicas dadas pelo comandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), major Henrique Piovezam, é justamente evitar entrar em áreas desprotegidas de postos de atendimentos. “Durante os dias de maior fluxo, na área do 4º BBM, nós vamos estar com cerca de 190 guarda-vidas civis”, afirma o comandante.

Os guarda-vidas do 4° BBM, citados pelo major, ficam distribuídos em uma área de cerca de 80 quilômetros de orla e atendem das 7h30 às 19h30. Os postos de atendimentos estão nas cinco maiores praias, que são: Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres.

Confira as dicas citadas pelo Corpo de Bombeiros: 

1- Nunca nade sozinho. 

2- Se for beber, não entre na água. 

3- Tenha um cuidado redobrado com as crianças. 

4- Mantenha sempre a água na altura do umbigo. 

5- Procure sempre ficar próximo de postos de atendimento. 

6- Em caso de emergência, ligue 193.