Home Polícia Modo de gestão do atual prefeito de Orleans tem índice de 80%...

Modo de gestão do atual prefeito de Orleans tem índice de 80% de avaliações positivas, aponta pesquisa

A Rádio Jovem Pan News Criciúma deu início nesta quinta-feira (4) a divulgação de uma série de pesquisas de avaliação das gestões municipais da Região Carbonífera. O primeiro município a conhecer os dados foi Orleans. O prefeito da cidade, Jorge Koch (MDB), esteve no estúdio da emissora e falou sobre o resultado.

 

- Advertisement -

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) nos dias 28 e 29 de outubro de 2021, totalizando 400 entrevistas, com margem de erro máxima de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Os questionamentos foram realizados através de contato pessoal, onde os entrevistados foram abordados em suas residências.

Os dados coletados apontam que 48,3% dos entrevistados classifica como “boa” a atual administração municipal. Os demais, 19,3% consideram ótima; 23,3% consideram regular; 5,3% ruim e 3,7% péssima.

“Fico feliz pois 67% dos cidadãos avaliaram de forma positiva o governo. E a gestão é positiva pois estamos destinando muito recurso na área da saúde. Toda a nossa energia nos últimos dois anos foi para a saúde, mesmo não conseguindo agradar a todos”, comentou o prefeito.

Questionados quanto a aprovação pela forma de Koch administrar o município, 80,0% apontaram para a aprovação e 19,0% reprovam. Os índices seguem positivos para a atual gestão também no quesito confiança, 78,3% dos entrevistados afirma confiar no prefeito.

“Eu fui delegado por 30 anos e muitas vezes lá me chamam de delegado prefeito, porque eu sou assim, não roubo e não deixou roubar, não deixou fazer sacanagem. Sou um prefeito que bate na mesa, que está presente e não deixa cair a peteca. Lá quem manda não é o prefeito e sim o povo, mas com a gestão do prefeito com um braço de ferro”, avaliou Koch.

 

Cidade tem pouco mais de 21 mil habitantes, aponta o último Censo. (Foto: Saymon Dalazen)

 

Reconhecimentos da infraestrutura e pedidos na saúde

Os pesquisadores questionaram os partipantes quanto aos pontos positivos e negativos dentro da gestão municipal. As principais melhorias lembradas dizem respeito ao asfaltamento de ruas, boa administração, melhoras na saúde e manutenção de parques e praças.

“Já fizemos mais de 10 a 12 quilômetros de asfalto, estamos trabalhando muito a mobilidade urbana. Todas as saídas para as localidades de interior já levamos quase dois quilômetros de asfalto. Nosso município é muito grande em extensão e essas melhorias nas estradas é também na intenção de trabalhar o turismo nos interiores”, explicou o prefeito.

Já nas lembranças negativas, alguns entrevistados apontaram a necessida de mais recursos para a saúde, mais melhorias nas estradas e falta de transporte coletivo.

Orleanenses avaliam gestões de Bolsonaro e Moisés

Nas avaliações relacionadas aos mandatos do presidente da república, Jair Bolsonaro, e governador de Santa Catarina, Carlos Moisés os índices mostram respostas negativas quanto ao comando do país e regulares ao estado.

Para 31,7% é péssima o atual Governo Federal no comando de Bolsonaro. Já 21,7% consideram uma boa gestão e 21,3% regular. No estado, 38,3% dos entrevistados avalia como regular a gestão de Moisés, 18,3% consideram boa e 18,3% péssima.

“Me surpreende que o leitor não está contente com o presidente Bolsonaro, já que a cidade elegeu o presidente com mais de 80%. Isso me parece que atinge os eleitores com menos condição financeira, isso pode ser porque as coisas estão caras demais, a carne cara, o gás caro. Por isso essa avaliação negativa do presidente Bolsonaro”, opinou o prefeito de Orleans.

Novas pesquisas

Nas próximas semanas a Jovem Pan News Criciúma segue divulgando as pesquisas de avaliação das demais cidades da região. Confira o cronograma:

  • 11 de novembro: Criciúma
  • 18 de novembro: Cocal do Sul
  • 25 de novembro: Morro da Fumaça
  • 2 de dezembro: Urussanga
  • 9 de dezembro Lauro Muller
  • 16 de dezembro: Forquilhinha
  • 27 de janeiro: Içara
  • 3 de fevereiro: Treviso
  • 10 de fevereiro: Balneário Rincão
  • 17 de fevereiro: Nova Veneza
  • 24 de fevereiro: Siderópolis

Fonte:Ocp News

- Anúncio -