Menino de 13 anos morre por covid-19 em Santa Catarina, diz Governo do Estado

34

No boletim do coronavírus deste sábado (23), o Governo do Estado divulgou que Santa Catarina chegou a 103 mortes por covid-19. Entre os três novos óbitos consta um menino de 13 anos de Dionísio Cerqueira.

O óbito aconteceu por volta das 17h na última sexta-feira (22). Segundo informações o adolescente que morava com os avós, sofreu um mal súbito enquanto brincava com amigos. Ele deu entrada no Hospital de Guarujá do Sul já sem vida.

- Anúncio -

A suspeita de coronavírus aconteceu durante a autopsia. O garoto tinha coágulos no coração, fato visto em outras vítimas da doença, por esse motivo foi realizado um teste rápido de covid-19, que deu positivo. Tendo em vista que o teste rápido não tem 100% de eficácia, coletou-se material para ser encaminhado ao LACEN em Florianópolis, para realização do exame definitivo.

A prefeitura de Dionísio Cerqueira alega que enviou o material neste sábado (23), às 14h, para a Capital do Estado e que a previsão do resultado definitivo seria divulgado na próxima terça feira (26).

A Secretaria Municipal de Saúde do município realizou teste rápido nos familiares do adolescente e todos testaram negativo. A despeito disso, por cautela, toda a família foi colocada em isolamento, até que se tenha o resultado definitivo do exame a ser realizado pelo LACEN.

Ainda de acordo com a prefeitura, o adolescente era saudável, não tinha nenhuma comorbidade e sequer apresentava sintomas compatíveis com COVID-19.

Em nota o município de Dionísio Cerqueira, insiste que ao contrário do que foi divulgado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, ainda não se pode afirmar com certeza que a causa da morte do adolescente foi covid-19, já que isso depende da divulgação do resultado do exame que será realizado pelo Lacen. Para a prefeitura o caso encontra-se em investigação.

Relatório Oficial do Governo do Estado de Santa Catarina

Santa Catarina tem 6.607 pacientes com teste positivo para Covid-19, dos quais 3.855 já estão recuperados e 2.649 permanecem em acompanhamento. O boletim atualizado foi divulgado neste sábado, 23, pelo Governo do Estado. Desde o início da pandemia, 103 óbitos já foram causadas pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade atual é de 1,56%. O Brasil volta a ser 3° país com mais casos no mundo.

Entre as mortes mais recentes está a de um menino de 13 anos, de Dionísio Cerqueira, e de duas mulheres, uma de 49 anos, de Rodeio, e uma de 87, de Florianópolis. Somente a última paciente tinha registro de comorbidades.

As cidades de Capinzal, Corupá, Guarujá do Sul, Ibicaré, Jupiá, Marema, Monte Carlo, São João do Sul e São Joaquim entraram na lista das que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 188 municípios. A maior quantidade de pacientes com Covid-19 está em Chapecó, que contabiliza 677 casos, seguida por Florianópolis (634), Blumenau (499), Concórdia (475), Joinville (383), Criciúma (345), Balneário Camboriú (281), Itajaí (263), Navegantes (214) e São José (127).

Atualmente, há 1.210 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 753 estão ocupados, sendo 105 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação geral é de 62,2% e há 457 leitos disponíveis atualmente.

Houve uma redução no número de casos de alguns municípios, como Florianópolis e Blumenau, porque a integração de dados entre os sistemas que atualizam as informações na plataforma Boa Vista, utilizada pelo Governo do Estado, pode gerar duplicidades.

Fonte: Cambúriu News

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia