A famosa Serra do Rio do Rastro localizada entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, é conhecida mundialmente pelas suas curvas íngremes e sinuosas.
No passado tropeiros usavam apenas um carreiro para descer o abismo e levar mercadorias para as cidades no pé da serra.
Aos poucos o trecho foi sendo alargado para a passagem de carros, mas foi na década de 80 que o fluxo de veículos aumentou no local havendo a necessidade de uma pavimentação.
Na época foram contemplados 23,7km. Com um ano de obra a C.R. Almeida S.A. – Engenharia e Construções, de Curitiba já tinha feito 15 km de asfalto.
A parte mais complexa da construção foi a construção da parte da serra, feita em concreto, pelas condições climáticas do local o asfalto poderia não aguentar, naquele tempo o ciclo madeireiro estava em alta e centenas de caminhões carregados usavam a estrada para chegar ao destino. A obra foi entregue no ano de 1986.
Varcedi Anflor Pacheco foi o engenheiro responsável pela grande arquitetura, ele divulgou algumas imagens da pavimentação que fazem parte de seu acervo, elas mostram máquinas de pista durante os trabalhos da equipe e também trechos já prontos, esta sem dúvida foi uma das maiores construções feitas pelo homem da época.
Fonte: São Joaquim Online
Postado por: Gelson Padilha/RCNoticia