Iceberg gigantesco se desprende na Antártida

7

Bloco de gelo tem área maior do que a da cidade de São Paulo. Esse é o maior desprendimento registrado desde o início da década de 1960.Um iceberg de 1.580 quilômetros quadrados, área maior que a da cidade de São Paulo (1.521 quilômetros quadrados), se desprendeu da plataforma de gelo Amery, uma das maiores da Antártida. O fenômeno já era esperado por pesquisadores.

O novo iceberg, chamado D28, se desprendeu totalmente da plataforma no último dia 25 de setembro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30/09) pelo Twitter do programa de observação da Terra da União Europeia em parceria com a Agência Espacial Europeia, Copernicus.

- Anúncio -

O tweet mostra duas imagens capturadas e processadas pelo satélite Sentinel 1. Na primeira, de 20 de setembro, é possível ver uma rachadura em Amery. Na segunda, registrada de cinco dias depois, o iceberg já está completamente separado da plataforma de gelo.

O último grande desprendimento de um iceberg gigantesco na Antártida ocorreu no início da década de 1960, segundo a Nasa, quando um bloco de 9.800 quilômetros quadrados se rompeu.

Especialistas disseram que o desprendimento não tem relação com as mudanças climáticas. “Há muito com o que se preocupar na Antártida, mas não há motivo de alarme não esse caso particular”, afirmou Helen Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps à emissora britânica BBC.

Fonte: Terra

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia