Governo do Estado anuncia abertura de igrejas, shoppings e academias e estabelece regras

6

Na coletiva, o governador Moisés divulgou que Santa Catarina tem 1.091 casos de Covid-19 e 37 mortes; (números de terça-feira 21).

O governo de Santa Catarina liberou os cultos e as missas, a abertura de shoppings, centros comerciais e restaurantes, e o exercício físico em parques, praias e em academias, atividades que estavam proibidas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito em coletiva nesta segunda-feira (20). Ainda não há previsão para a volta das aulas e nem do transporte público.

- Anúncio -

Atividades religiosas como missas e cultos, foram liberadas pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (20).

A abertura de restaurantes, shoppings centers, centros comerciais e também dos exercícios físicos em academias, em parques e praias serão liberadas a partir desta quarta-feira (22), em Santa Catarina. A informação foi dada nesta segunda, em coletiva.

Escolas e transporte coletivo ainda seguem sem funcionamento. O governo ainda estuda retomada do Campeonato Catarinense de futebol.

Será publicada uma portaria, que estabelecerá as regras de funcionamento. No entanto, regras como manter a distância de pelo menos 1,5 metro entre os fiéis, foram estabelecidas no decreto.

O governador Carlos Moisés (PSL), destacou que a liberação das atividades poderá ser suspensa a qualquer momento caso a situação fique fora da normalidade.

O chefe do poder Executivo e o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, pediram que a população catarinense deixe as suas casas apenas quando for necessário.

Um decreto estadual publicado recentemente tornou obrigatório o uso de máscaras no Estado.

Na coletiva, Moisés divulgou que Santa Catarina tem 1.063 casos de Covid-19 e 35 mortes. Conforme o governador, as flexibilizações das atividades foram iniciadas porque o avanço do novo coronavírus está, de certa maneira, em situação estável.

A taxa de transmissão do vírus teve queda desde o dia 17 de março, quando foi decretada a quarentena no Estado.

Regras para abertura de shoppings, parques, academias e restaurantes

Santa Catarina vive dias de flexibilização. O Governo do Estado anunciou as regras para abertura, a partir desta quarta-feira, dia 22, de shoppings, galerias, centros comerciais, parques e praças, academias e restaurantes. As regras de prevenção e combate ao coronavírus estão divididas em três portarias que foram publicadas na nesta terça-feira, dia 21, em uma edição extra do Diário Oficial Eletrônico (DOE).

Algumas regras são comuns para todos os serviços, como uso de máscaras, higienização frequente dos estabelecimentos, assepsia das mãos com álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas. “É um momento de crise que nos traz incerteza e insegurança. Precisamos falar uma única linguagem para passarmos por essa pandemia e momento de dificuldade”, disse o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, em entrevista coletiva na tarde de ontem.

Ao lado dele estava o secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino, que explicou as ações que serão obrigatóriamente adotadas pelos estabelecimentos. No caso de restaurantes, é obrigatório a assepsia das mãos na entrada do estabelecimento e uso de máscaras. Para casos de buffets, também será necessário um funcionário para orientar os clientes quanto a higienização e uso de luvas antes de efetivamente poder tocar nos utensílios como prato, talheres e acessar o serviço.

“Outra obrigação é o afastamento entre as pessoas que estão consumindo dentro do ambiente, precisa ser de pelo menos 1,5 metros de raio. Não o espaçamento entre mesas e sim entre pessoas”, alertou o secretário Zeferino.

Shoppings abertos, mas com ressalvas

A abertura de shoppings está prevista de segunda-feira a domingo, das 12 às 20 horas. Já as praças de alimentação poderão funcionar até as 22 horas. No entanto, também há regras que precisam ser adotadas.

A utilização de elevador está prevista apenas para pessoas que realmente apresentam dificuldades de locomoção. A higienização dos locais, sobretudo escadas rolantes e ambientes com maior número de pessoas, deve ser feito com frequência.

O distanciamento entre as pessoas também está previsto como nos restaurantes. No mínimo, 1,5m de raio. Está proibido o uso de provadores de roupas, assim como uso e/ou teste de maquiagem dentro do ambiente. Cinemas também não estão liberados. “A participação de cada um é fundamental para que as medidas deem certo. A saída das pessoas vai aumentar o número de infectados, temos consciência disso. Para enfrentar o inimigo você precisa ser parceiro do Estado”, pondera o governador Carlos Moisés.

Práticas esportivas e o retorno do Campeonato Catarinense

Conforme as portarias que serão publicadas ainda hoje, também será liberado a partir de amanhã o uso de parques e praças para atividades físicas. Todavia, a recomendação é que as pessoas façam o exercício e deixem o local para evitar aglomerações.

Segue proibida a prática de esportes coletivos, inclusive o Governo do Estado ainda analisa o pedido da Federação Catarinense de Futebol (FCF) que solicitou o reinício do Estadual no dia 16 de maio. “Estamos avaliando. Temos regramentos que estão sendo ajustados para efeito de liberação desta atividade. Em breve teremos uma posição para repassar”, disse o secretário.

Para as academias, será determinada uma série de regramentos para uso de vestiários, limpeza e distância de equipamentos e um prazo máximo de permanência nos estabelecimentos. “No caso de artes marciais, há permissão de operacionalização de condicionamento físico e treinamentos individuais. As atividades não podem ser executadas de forma coletiva”, explica.

Segundo dados divulgados na coletiva de ontem dia 21 de abril, Santa Catarina possui até o momento 37 óbitos por Covid-19 e 1.091 casos confirmados.

Fonte: Governo de SC

Por: Gelson Padilha/RCNoticia