Home Destaque Febave convida comunidades de Orleans para reuniões do Plano Municipal de Turismo

Febave convida comunidades de Orleans para reuniões do Plano Municipal de Turismo

Uma equipe de seis pessoas da Febave está realizando um extenso estudo para elaborar o Plano Municipal de Turismo de Orleans. O documento será feito para apontar os potenciais da cidade no turismo e as possíveis políticas públicas que precisam ser implantadas para receber o turista. Para que o Plano seja eficaz é preciso da colaboração de todos do município.

A turismóloga Ivanir Salete Biff, que compõe a equipe de pesquisa, ressalta a importância da participação pública no Plano. “A construção do Plano Municipal de Turismo deve ser coletiva, ou seja, contar com a participação de toda a sociedade, sejam empreendedores da área ou não. O turismo é uma atividade de pessoas para pessoas. Nesse sentido, todos devem praticar a hospitalidade com os turistas e visitantes. A estrutura colaborativa fortalece também a implantação de políticas públicas, uma vez que todos os segmentos da sociedade participam do processo de construção e desenvolvimento do Turismo”, comenta.

- Advertisement -

A pesquisadora Tayse Borguezan Nicoladelli explica como é feita a pesquisa. “Fazemos o levantamento de dados de oferta e demanda turística e sistematização das informações para gerar planos de ação. Identificamos o que já tem no município, quais atividades podem ser viáveis para gerar renda e emprego de modo que essas atividades sejam sustentáveis e de acordo com os anseios das comunidades locais”, explica.

Os dados são coletados com os turistas e empreendedores da área. “Fizemos pesquisas com turistas, uma pesquisa online e foram deixados alguns questionários em lugares que recebem turista para que ele pudesse preencher essa pesquisa. Também foi feita a coleta de dados com empreendimentos envolvidos com o turismo no município”, conta Valdirene Böger Dorigon.

Para finalizar o Plano Municipal de Turismo a pesquisa com as comunidades da cidade é essencial. Durante os dias 4 a 6 de fevereiro serão realizadas Audiências Públicas em comunidades do interior e do Centro para saber a opinião do cidadão orleanense. Toda a população está convidada para participar e contribuir com a pesquisa levando suas ideias e sugestões para o Turismo na cidade.

Confira as datas, locais e comunidades envolvidas:

Dia: 5 de fevereiro (quarta-feira)
Hora: 19h30min
Local: Salão da Igreja da Comunidade de Brusque do Sul.
Comunidades: Brusque do Sul, Chapadão, Morro da Palha, Três Barras, Curral Falso, Rio Minador, Boa Vista, Rio Hipólito, Rio Capivaras Alta, Ponte Preta, Rio Laranjeiras, Rio Capivaras Baixa.

Dia: 6 de fevereiro (quinta-feira)
Hora: 19h30min
Local: Centro de Vivência do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, anexo ao Unibave.
Bairros de Orleans e as comunidades de Taipa, Serraria, Rio Belo, Rio Novo, Oratório, Sesmaria, Palmeira Alta, Tirão Comprido, Pindotiba, Santa Clara.

Fonte: Comunicação Febave

- Anúncio -