Feagro tem primeiro dia marcado de conhecimento e presença de autoridades

0
24

Nesta quinta-feira (6), iniciou mais uma edição da Feagro no município de Braço do Norte. O maior evento do agronegócio do Estado começou com uma programação a partir das 6h da manhã e teve a abertura oficial por volta da 20h30.

O primeiro dia de Feagro trouxe conhecimento aos produtores rurais em várias áreas. O início do Congresso Internacional da Raça Jersey foi marcado pela palestra de Reprodução e Utilização de Sêmen Sexado com o palestrante Pietro Baruselli da Universidade de São Paulo. Logo após, João Durr, CEO do CDCB, trouxe o tema Impacto da Revolução Genômica no Progresso Genético da Raça Jersey. A manhã terminou com a palestra Números do Jersey em Fazendas Americanas feita por Chris Lungren, da ST Genetics.

- Anunciante -

O Secretário de Agricultura de Braço do Norte e organizador da Feagro, Adir Engel destacou o sucesso do primeiro dia de palestras. “Nós tínhamos uma preocupação com o número de participantes, mas foram mais de 120 participantes, o que nos deixou muito orgulhosos. Três palestras, visitação na parte da tarde a Cabanha Guinther, que é uma das poucas Cabanhas climatizadas no Estado de Santa Catarina e que foi um show. O pessoal gostou muito e as palestras foram muito boas”, comenta o organizador.

Paralelo a visitação da Cabanha Guinther, ocorreu o Seminário de Energias Alternativas, que contou com a participação dos visitantes nos debates de melhorias para o setor. “O Seminário contou com uma participação muito grande e muito debate. Dá para ver que o produtor rural precisa de mais conhecimento e ele busca esse conhecimento na área”, destaca Adir.

A noite ocorreu a abertura oficial da Feagro com a participação de autoridades. Estavam presentes o prefeito municipal de Braço do Norte, Beto Kuerten, o vice-prefeito Ronaldo Fornaza, o deputado estadual José Milton Schafer, o secretário adjunto da secretaria de agricultura de Santa Catarina, Ricardo Miotto, o presidente da Câmara de Vereadores, Jacinto Orben Perin, o gerente da Cidasc Conrado Medeiros, o gerente da Epagri, Gustavo Gimi Santos Claudino e os representantes da ACCB e da ACCS. O Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, não esteve presente e mandou o Secretário de Articulação Nacional, Diego Goulart.

“O governador não esteve presente por causa da agenda, mas isso não quer dizer que não seja importante o evento, tanto que não pôde ficar sem representação. Tanto eu como o Secretário adjunto da Agricultura estamos aqui presentes. O agronegócio é importante não só para a região, porque acaba movimentando a economia, gerando emprego e renda para as famílias e colocando o leite, o pão e a carne na mesa dos catarinenses, ajudando todo o Estado e o Brasil”, comentou o Diego Goulart.

O Secretário de Articulação Nacional ainda disse que o governo está analisando as Feiras e Festas do Estado para criar um critério técnico de apoio e ajuda financeira aos eventos.

Os últimos três governadores do Estado estiveram presente na Abertura da Feagro e conheceram a importância e a grandeza do evento para a área do agronegócio. O Presidente e organizador da Feira, Adir Engel, reforçou o convite para que o Governador Carlos Moisés, conheça a Feagro também.

O prefeito Beto Kuerten destacou que a Feagro não é um evento apenas de Braço do Norte, mas também de Santa Catarina e do Brasil. “É a maior Feira de exposição do Gado Jersey da América Latina e temos outras grandes e variadas oportunidades de negócios. É uma feira de negócios, onde produtos e inovações estão sendo lançados. É um momento de apresentação, não somente para os clientes que frequentam o dia a dia, mas também para pessoas de fora”, explica.

O prefeito ainda destacou a superação ao realizar a Feira em um momento econômico difícil em que o Governo não ajudou nem na recuperação da rodovia de acesso ao evento. “Nós não tivemos o repasse de recursos, isso é fato, é realidade. Mas o momento difícil não é somente no repasse de recurso, há outro grave: o acesso a Feagro. Nós tivemos que correr contra o tempo por causa da condição do clima que dificultou a colocação dos estandes. É claro que sem recursos não se mantem a grandiosidade da Feagro. Tivemos que, junto com a comissão organizadora, segurar alguns momentos de premiações e trabalhar com o pé no chão, mas o principal foi feito. O número de expositores não abaixou, pelo contrário inovou. Estamos recebendo pessoas que pela primeira vez visitam a Feira. É nesse ponto que superamos o desafio e vemos a grandiosidade da Feagro”, analisa o prefeito.

Orgulho de ser Agro

Adir Engel explicou que o lema da Feagro 2019 é “Orgulho de ser Agro”. A frase foi escolhida porque “na piscicultora Santa Catarina é a 5ª ou 6ª produtora e a região Sul é a 1ª do Estado, na suinocultura SC é o 1° produtor, na agricultura nós somos o segundo maior produtor. Isso tudo nos enche de orgulho, além do gado de corte e de leite”, comenta.

Programação

A programação da Feagro 2019 continua durante esta sexta-feira (7) com muito conhecimento e exposição de produtos para o setor. A Feira é realizada até o domingo (9) e a programação completa pode ser conferida aqui.

Fonte: SulInFoco
Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia
- Anunciante -