Ex-prefeito de Orleans e fundador da Plaszom, Francisco Zomer morre aos 83 anos

18

A empresa Embalagens Plaszom informou na manhã desta quinta-feira (1) a morte do seu fundador, Francisco Zomer. Com 83 anos, Seu Chico, como era conhecido, deixa a esposa Elzira Berger Zomer, os filhos Gleb, Michel e Deise, além de netos e bisnetos. O velório deve ocorrer no Centro de Eventos Galiano Zomer, mas a família ainda não confirmou o horário.

Francisco Zomer marcou a história de Orleans como empreendedor, empresário e prefeito. Sua trajetória iniciou na fábrica de colchões de Solphorino Zomer e Olívia Baggio, ainda quando era jovem. Seu Chico continuou buscando novos rumos após se casar e ter filhos.

- Anúncio -

Como empreendedor, decidiu produzir mangueiras e para isso foi até São Paulo. Comprou os equipamentos necessários em troca de seu carro e uma quantia em dinheiro. Em Orleans, Francisco produzia cerca de cem metros de mangueiras com a ajuda de um funcionário. O negócio foi se transformando num sucesso.

Novamente deixando o espírito empreendedor e inovador falar mais alto, Francisco Zomer decidiu criar uma rede de água para beneficiar a população de Orleans. Com essa motivação, Seu Chico foi eleito prefeito da cidade durante os anos de 1970 e 1974. Durante seu mandato, enfrentou os desafios de uma ditadura militar e as dificuldades da enchente que assolou a cidade. Mesmo assim, motivou toda a população a se reerguer e reconstruir o município.

Comprometido com a gestão pública, Francisco decide tornar a empresa uma sociedade anônima e a partir de 1984 a empresa passa a ter o nome: Plaszom Zomer Indústria de Plásticos Ltda. A empresa, tipicamente familiar, hoje figura entre as mais conceituadas e respeitadas empresas de plásticos do Brasil. Já fazendo, inclusive, história em outros países. Em uma de suas falas, Seu Chico, destaca que “mais que uma empresa, a Plaszom é como uma família. Uma grande família que levo no meu coração”. Com mais de 50 anos de fundação a empresa segue firme e continuará levando o legado de Seu Chico, sempre inovando com responsabilidade.

Entre uma das ações feitas por Francisco Zomer está o Centro Sociocultural ProArt, fundado em 2006. Sempre preocupado com a valorização do ser humano e com o desenvolvimento de suas habilidades, Seu Chico e sua esposa Elzira deram início ao Projeto. Há mais de 10 anos, o local contribui para descobrir e lapidar talentos orleanenses, através de um ambiente com diversas opções de cursos gratuitos, voltados para todas as idades.

O prefeito Jorge Koch decretou três dias de luto oficial na cidade de Orleans.

O Prefeito Jorge Luiz Koch, divulgou na pagina oficial da Prefeitura Municipal de Orleans no Facebook, decreta luto oficial. Segue decreto abaixo:

“JORGE LUIZ KOCH, Prefeito de Orleans de Orleans no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o Artigo 68, Item VII, da Lei Orgânica do Município,
DECRETA:

Art.1º Fica Decretado Luto oficial por 03 ( três) dias, no Município de Orleans, em decorrência do falecimento, nesta data, do Ex-Prefeito FRANCISCO ZOMER.

Art.2º Durante o período do luto oficial as bandeiras deverão ficar hasteadas a meio mastro.

Art.3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Orleans, 1º de agosto de 2019, 135 anos da Fundação e 105 anos da Emancipação Político Administrativa.

Publicado o presente Decreto nesta Secretaria Municipal de Administração, ao primeiro dia do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove.”

Fonte: Facebook Oficial do Prefeito Jorge Koch e SulInFoco

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia