Estoque do Banco de Leite de Criciúma está abaixo do ideal

7

O Banco de Leite de Criciúma completou um ano de funcionamento em agosto. Atualmente, a unidade que está localizada Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc) e possui 30 doadoras ativas. No último mês, foram recebidos 50 litros de leite, porém o estoque ainda está abaixo do ideal.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, as mães estão com receio de ir até à unidade e realizar a doação. Ainda assim, os profissionais do hospital vão até a residência da doadora caso necessário. “Durante o isolamento social, acabamos aumentando o cadastro de doadoras a domicílio. Agendamos uma data e horário que se adequa a rotina da mãe e vamos até a casa. Geralmente, os cadastros externos têm sido organizados nas quintas-feiras”, explica a coordenadora da enfermagem do Banco de Leite, enfermeira Ana Carolina Porfírio Geremias.

- Anúncio -

“Orientamos as mães que são doadoras que se iniciarem algum tratamento medicamentoso ou não estiverem saudáveis, que nos comuniquem. Desse modo, iremos passar o caso ao médico responsável que irá avaliar e optar ou não pela suspensão da doação”, pondera.

Estoque

Segundo Ana Carolina, apesar de ter recebido 50 litros de leite materno no último mês, o estoque ainda está abaixo. “Precisávamos de 70 litros mensais para que o estoque esteja dentro da normalidade. A utilização do leite recebido depende também da ocupação da nossa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI)”, explica. “Realizamos atendimentos internos nos setores para auxílio à amamentação dos bebês”, completa.

As mulheres interessadas em doar poderão entrar em contato pelo telefone: (48) 3445-8780. O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina está localizado na rua Venceslau Braz, no bairro Operária Nova, em Criciúma.

Fonte: Engeplus

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia