Deputado Volnei Weber lança Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem

7

Foi lançada nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa uma Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, com objetivo de conscientizar as pessoas da importância da reciclagem correta dos resíduos/lixo. Para o coordenador desta frente, o deputado Volnei Weber, o lixo não é lixo, é matéria prima que tem que ser aproveitada, assim como o plástico não é o vilão como se divulga, mas uma solução para preservação dos alimentos. “Temos que conscientizar as pessoas da importância da reciclagem e incentivar políticas públicas para preservar o meio ambiente e a indústria”, defendeu o deputado.

O objetivo, segundo Volnei, é levantar soluções levando o conhecimento do que fazer a toda população. “Se queremos um planeta preservado e uma sociedade sadia, nós temos que criar soluções para o nosso lixo. Essa cadeia produtiva vem para ajudar no desenvolvimento das pessoas.” Ele destacou que não adianta proibir sacolas, canudos plásticos, como vem ocorrendo, prejudicando toda uma cadeia produtiva, se esse material pode ser reciclado, gerando emprego, renda e ao mesmo tempo facilitando a vida das pessoas.

- Anúncio -

Para o deputado, muitos políticos estão propondo leis proibindo o uso de materiais plásticos sem conhecer a realidade do setor e sem saber da importância da reciclagem. Ele destaca que não adianta transferir a responsabilidade da reciclagem para os produtos, sem conscientizar as pessoas. “Proíbem o plástico, mas usam material plástico para fazer mídia dessa ação. O que mata as pessoas é o esgoto sanitário sem tratamento e não o plástico, que pode ser reciclado”, defende.


Participaram da frente os deputados Nilso Berlanda, Silvio Dreveck, Sargento Lima, Coronel Mocellin, Ada de Luca, Felipe Estevão, Fabiano da Luz, Valdir Cobalchini e Nazareno Martins, além de vereadores, prefeitos e representantes das indústrias do setor plástico de Santa Catarina e das associações de catadores catarinenses.

 

Fonte: Synara Muller / Assessoria Dep. Volnei Weber