Home Destaque Delegado da Polícia Civil faz uso da tribuna e comenta sobre caça...

Delegado da Polícia Civil faz uso da tribuna e comenta sobre caça ilegal e roubo de gado, em Orleans

Delegado da Polícia Civil de Orleans, Fernando Guzzi, fez uso da Tribuna na noite desta segunda-feira, dia 02 de agosto, para pontuar sobre a caça ilegal os casos de abigeato, ou seja, furto de gado, que vem ocorrendo na região.

De acordo com os boletins de ocorrências registrados até abril deste ano de 2021. Estávamos com uma média de cerca de 10 por mês.  Nos último três meses foram registrados cinco casos. Houve uma pequena redução. “Nós estamos trabalhando para que ocorra uma diminuição considerável de casos”. Sobre a caça ilegal, nós temos conversado com as pessoas para que estas possam manter contato quando percebam indícios de caçadores clandestino em suas propriedades” frisa o delegado.

- Advertisement -

Na sequência os senhores vereadores teceram comentários sobre o assunto, enaltecendo as informações recebidas.

A vereadora  presidente da Casa Mirele Debiasi ao fazer uso da palavra disse que vem acontecendo no nosso interior é um abate de animais silvestres. Há relatos de carcaças de cutia, jacu, macuco, aves diversas, tatu, parca, veado campeiro, porco do mato e felinos para aproveitar a pele, como o leão baio.  Muitos dos caçadores vão com a desculpa de caçar javali, mas, na verdade, começam a caçar tudo aquilo que se movimenta na frente deles, sem nenhum respeito. Inclusive, estão entrando em propriedades privadas.  A caça ilegal, está acontecendo de forma desenfreada em nosso município. Moradores relatam que estão ouvindo  tiros e ficam com medo de andar na sua propriedade e serem feridos por alguma bala perdida. Já em relação ao furto de gado Mireli pontuou ‘é muito triste o prejuízo que causa aos criadores, Além do perigo já que os ladrões podem estar armados. Por isso, é importante que esses criminosos saibam que em Orleans existe uma fiscalização a fim de evitar isso”, concluiu

Dovagner Baschirotto, Maiara Dalponte, Euclides Pilon, Rodinei Pereira, Paulo Canever, Gabriel Bianco, Marlise Zomer estão  entre os  vereadores que manifestaran-se na tribuan livre. Entre os principais assuntos levantados na tribuna livre pelos senhores vereadores, as ações de limpeza da cidade e a necessidade de conscientização da comunidade para o descarte adequado do lixo. A vereadora Mirele Debiasi comenta o projeto de arrecadação de moveis e colchões para auxiliar famílias do munícipio, está sendo realizado pela Secretaria de Ação Social do município. O vereador Euclides Pilon comenta pedido de diretora da escola SER, para apresentar projeto na casa legislativa. Outros assunto de interesse da comunidade também foram comentados confira no link https://www.youtube.com/watch?v=HCneSIUU7kk

Os senhores vereadores deliberaram na 27ª Sessão Ordinária de 2021 dois projetos de Lei, duas indicações e um requerimento.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0003 DE 29 DE JULHO DE 2021. -dispõe sobre alteração da resolução nº 001/2021, que determina a constituição da comissão de finanças, orçamento e contas do município.   –

PROJETO DE LEI PE Nº 0031/202 –autoriza a receber por doação imóvel do estado de Santa Catarina, que especifica e dá outras providências.

Indicação nº. 0070/2021 de autoria da Vereadora Maiara Dalponte Martins “Que o Executivo faça a instalação de um abrigo de ônibus em frente à Escola de Educação Básica José Antunes Mattos em Pindotiba.”

Indicação nº. 0071/2021 do Vereador Dovagner Baschirotto, ” Que o Executivo instale uma lombo faixa em frente à Praça da Lomba.”

REQUERIMENTO Nº 0013/2021de autoria do Vereador Gabriel Bianco – requerer a inclusão na ordem do dia e votação do projeto de lei nº 032/2021 nesta sessão ordinária em regime de urgência especial.

- Anúncio -