Cidades do Sul de SC decretam emergência após chuvas

86

Municípios tiveram alagamentos e enxurradas na última sexta-feira.

Pelo menos cinco cidades do Sul catarinense decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pelas chuvas de sexta-feira (24). Os municípios registraram alagamentos e enxurradas. Uma pessoa morreu em Imaruí.

- Anúncio -

A Defesa Civil orienta que os moradores não transitem por áreas alagadas.

Foram registrados estragos nos municípios de: Araranguá, Criciúma, Balneário Rincão, Imaruí, Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Orleans, Laguna, Braço do Norte, Pescaria Brava, Armazém, Imbituba, Capivari de Baixo, Garopaba, Treze de Maio e São Ludgero, segundo o Corpo de Bombeiros.

Imaruí

A prefeitura decretou emergência na segunda-feira (27). O município registrou uma morte e teve alagamentos em todos os bairros. A água chegou em prédios públicos, como o da própria administração da cidade e no mercado público, além de casas. Houve quedas de barreiras, pontes. Além disso, o município teve estragos nas estradas e na rede de abastecimento de água.

A pessoa que morreu é um idoso que tentava passar por um córrego quando foi levado pela correnteza na sexta. O corpo dele foi encontrado no sábado (25), conforme o coordenador Regional da Defesa Civil de Tubarão, Anderson Cardoso.

Desde sexta, equipes da prefeitura trabalham para liberar estradas no interior e no Centro de Imaruí, conforme o prefeito, Rui José (PSD).

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Imaruí informou que, por causa das chuvas, houve um problema na captação, consertado na manhã de segunda. Desta forma, os moradores recebem água nesta terça, mas o abastecimento deve ser normalizado nesta quarta (29).

Treze de Maio

A cidade decretou emergência na própria sexta. O município registrou enxurrada e teve estragos nas estradas rurais, cuja maioria ficou intransitável, conforme a prefeitura. Equipes trabalham para a recuperação das vias, além da reconstrução de pontes e drenagens.

Pescaria Brava

O município registrou alagamentos e enxurradas e a prefeitura decretou situação de emergência na própria sexta. Segundo a prefeitura, houve danos em prédios públicos e casas.

Laguna

A prefeitura decretou situação de emergência no sábado. A cidade teve alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Foram atingidos os municípios de Ribeirão Pequeno, Campos Verdes, Morro da Glória, Bentos, Barbacena, Vila Vitória, Cabeçudas, Mato Alto, Progresso, Jardim Juliana e Loteamento Lidiane (Portinho).

Na segunda (27), equipes da Marinha e Exército iniciaram uma força-tarefa no centro histórico e também no Mar Grosso.

Todas as unidades de saúde funcionam normalmente. Mais de 50 famílias, segundo o município, receberam ajuda e doações.

Jaguaruna

A Prefeitura de Jaguaruna decretou situação de calamidade pública no domingo (26). O município registrou enxurradas, alagamentos e erosão da margem do rio.

Ponte de acesso ao Centro de Jaguaruna é interditada na noite desta sexta-feira (24) — Foto: Polícia Militar/Divulgação

O principal acesso até o Centro pela SC-442 segue interditado. A ponte que liga o trecho foi bloqueada depois que o Rio Tubarão transbordou e destruiu as cabeceiras.

Sangão

A Prefeitura de Sangão publicou na segunda o decreto situação de emergência por causa dos estragos causados pela enxurrada.

Ao todo no município, duas pontes ficaram destruídas e três estão com as estruturas comprometidas. Outras duas estão sendo recuperadas provisoriamente, conforme a Defesa Civil.

Na ponte que fica no km 356 da BR-101, duas faixas para o Norte e uma faixa para o Sul estão liberadas. A previsão é que a obra realizada no local termine nesta terça e que as duas faixas para o sul sejam liberadas nesta quarta-feira. A cabeceira da ponte cedeu na noite de sexta.

G1 SC

Por: Gelson Padilha/ RCNoticia