Chuva alaga emergência de hospital em Tubarão e pacientes são retirados às pressas

90

Uma chuva que atingiu Santa Catarina na tarde e noite de segunda-feira (28) causou estragos. Em Tubarão, no Sul, a emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição ficou alagada e os pacientes precisaram ser tirados às pressas (veja no vídeo acima). O Oeste do estado também teve danos e há previsão de mais chuva para esta terça (1º).

O hospital informou às 13h52 desta terça que o atendimento na emergência está normalizado. Na noite de segunda, a chuva chegou até o setor, que fica no subsolo. Imagens feitas na hora do alagamento mostram pessoas com os pés dentro d’água ou com os pés em cima de cadeiras para evitar que se molhassem.

- Anúncio -

Dessa forma, os pacientes foram retirados da emergência e levados para outros setores, principalmente o pronto-atendimento, para que eles ficassem em segurança.

O hospital disse em nota que não houve problemas ou danos aos pacientes e que eles foram atendidos em outros locais da unidade. O estabelecimento faz o levantamento para saber se houve danos materiais, em computadores e outros equipamentos, por exemplo.

Foi feita limpeza e, na manhã desta terça, a emergência estava seca pôde receber pacientes. Porém, como era feita a avaliação dos equipamentos, algumas pessoas ainda foram encaminhadas ao setor de pronto-atendimento.

Além do hospital, Tubarão também registrou outros danos por causa da chuva. A Avenida Marcolino Martins Cabral, a principal da cidade e que fica próxima à unidade de saúde, ficou parcialmente alagada. O telhado de uma loja de departamentos também cedeu e parte do estabelecimento também ficou cheio de água.

Outras ruas também tiveram alagamentos. A Defesa Civil de Tubarão, porém, afirmou que não foi chamada para atendimentos na noite de segunda.

Foto: Nossa Tubarão/Divulgação/ND

Oeste

 

A chuva começou no final da tarde de segunda e Concórdia e Quilombo registraram danos. Em Concórdia, segundo os bombeiros, um dos principais estragos foi na rodoviária. O forro de PVC, que foi reformado há pouco tempo, desabou durante o vendaval. Quase toda a estrutura foi danificada.

Temporal causa estragos no Oeste catarinense

Além disso, árvores caíram e casas foram destelhadas. Doze bairros foram os mais atingidos, entre eles Estados, Vista Alegre, Nações, Renascença, Natureza e São Cristóvão. Os bombeiros levaram lonas para as casas atingidas e moradores também foram até a sede da corporação solicitar o material.

Em Quilombo, os estragos foram mais pontuais. O temporal foi por volta das 16h e, segundo os moradores, além da chuva e do vento, o granizo também apareceu.

A Defesa Civil de Quilombo informou que o local mais atingido foi a Linha Santa Teresina. Além de casas destelhadas, o que chamou atenção foi o reflorestamento de eucalipto, onde várias árvores caíram.

Danos pós-temporal em eucaliptos em Quilombo — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Danos pós-temporal em eucaliptos em Quilombo — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Conforme o serviço em tempo real das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), entre ConcórdiaChapecó e Quilombo, cerca de 4 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. Às 14h38 desta terça, eram menos de 200 unidades sem luz na região.