Home Saúde Braço do Norte e Unibave renovam programa de castração de pets

Braço do Norte e Unibave renovam programa de castração de pets

A Secretaria de Agricultura de Braço do Norte, assinou um novo termo de cooperação com o Unibave para a castração de cães e gatos. O programa, realizado desde 2017, já castrou e microchipou quase três mil pets. O investimento anual será de até R$ 100 mil. A assinatura foi feita na manhã desta segunda-feira, 22

De acordo com o secretário de Agricultura, Adir Engel, a castração e microchipagem é prioritária para pessoas com baixa renda, associações e cuidadores de animais de rua. “Para realizar o cadastro basta se dirigir até a Secretaria de Agricultura com um comprovante de residência e Cartão Cidadão”. Além disso, como o programa é destinado para pessoas de baixa renda, os animais devem ser sem raça definida (srd).

- Advertisement -

Conforme o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a ação foi uma reivindicação de cuidadores de animais, no início da primeira gestão, que, preocupados com o abandono, viram no programa uma alternativa. “Em nosso primeiro ano na Prefeitura, tivemos reuniões no gabinete sobre o assunto e nos comprometemos a encontrar uma maneira, dentro da legalidade, para auxiliar nesta questão. O termo de cooperação com o Unibave foi uma solução. Porém, nada substitui a responsabilidade na hora da adoção”, comentou.

Para auxiliar no ato, a Amora, representou os pets, assinando o termo de convênio. Ela estava acompanhada das tutoras Ana Maria Martins da Rosa, Nicole e Bianca.

De acordo com a American Humane Association, um casal de cães pode originar em 10 anos, em sucessivas gerações, mais de 80 mil animais, sendo duas crias por ano e de dois a oito filhotes por cria. Dentre as vantagens da castração estão redução da reprodução indiscriminada e consequente superpopulação de cães e gatos e abate sistemático, prevenção de quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas. Nos machos agressivos dominantes, esta tendência pode atenuar ou desaparecer. Além disso, as fêmeas deixam de ter o cio.

Cadastros na Secretaria de Agricultura

Os cadastros podem ser efetuados na Secretaria de Agricultura, no período da tarde, das 12h30m às 18h30min, de segunda a sexta-feira. Basta levar um comprovante de residência e o Cartão Cidadão, já que a prioridade é para animais de rua e donos com baixa renda. Os animais serão recolhidos pelo Unibave nas segundas-feiras e devolvidos, devidamente castrados e microchipados, nas quartas-feiras. É responsabilidade dos donos dos animais os cuidados pós-operatórios.

A Secretaria de Agricultura está localizada na rua Professor Pedro Michels, 757, bairro Nossa Senhora de Fátima – próximo ao Estádio Municipal Lauro Koch.

Foto: Divulgação

Fonte: Sul in Foco

- Anúncio -