Home Destaque Ataque hacker em hospital de SC atinge banco de dados e fichas...

Ataque hacker em hospital de SC atinge banco de dados e fichas de pacientes

Um ataque hacker no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, comprometeu o sistema de banco de dados da unidade de saúde. Todas as informações de atendimentos, pacientes, faturamento e gestão de recursos do hospital foram afetadas pelo vírus.

A diretoria da unidade de saúde fez um boletim de ocorrência e a Polícia Civil deverá investigar a origem do ataque, que ocorreu no último sábado (14). De acordo com o registro feito pelo hospital, o setor de tecnologia fez várias tentativas de recuperação do banco de dados e reinstalação do sistema, mas sem sucesso.

- Advertisement -

O vírus Ramsomware bloqueia acesso a certos documentos do sistema e pede um ‘resgate’. No caso do hospital, o vírus pede 300 dólares em bitcoins.

A administração do hospital, que também cuida da UPA 24h, informou que está tomando as providências necessárias, mas que o sistema ainda não foi restabelecido. Os documentos comprometidos no ataque também não foram recuperados ainda. Em nota, o hospital chamou o ataque de “covarde e criminoso”.

Os atendimentos na unidade de saúde seguem normalmente, mas os profissionais estão sem acesso ao sistema interno e, por isso, precisam utilizar fichas de papel.

Fonte: NSC Total

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia

- Anúncio -