Acidente deixa seis comunidades de Orleans sem energia elétrica

312

Um carro em alta velocidade bateu em um poste, causando graves danos a rede elétrica na comunidade de Chapadão, em Orleans. A ocorrência foi registrada por volta das 5h50min desta quinta-feira (9). Devido ao acidente, ficaram sem energia durante 49 minutos as comunidades de Rio Novo, Brusque, Rodeio, Barracão e Rio Carlota e durante 2h30 a comunidade de Chapadão.

Com o impacto do acidente, o religador de Rio Novo foi aberto, ocasionando falta de energia elétrica em seis comunidades. Prontamente a equipe de eletricistas da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel), que estava de plantão, foi até o local para resolver o problema.

- Anúncio -

A rede de distribuição é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes. Mesmo assim, a Coorsel alerta que o risco é grande quando ocorre uma colisão. Além do impacto da batida, que pode trazer graves consequências para os ocupantes do veículo, pode haver contato de cabos energizados com o chão. Essa situação traz riscos de choque elétrico, tanto para quem se acidentou como para quem está nas proximidades.

“Os riscos são grandes. Mais que o dano causado ao poste, nossa preocupação é principalmente com a segurança das pessoas. Quando se bate em um poste, ele pode atingir uma pessoa e os cabos podem ficar energizados. E teremos também junto a isso, falta de energia momentânea que pode afetar muitas unidades consumidoras”, destaca o presidente da Cooperativa, Ivanir Vitorassi.

Fonte: SulInFoco

Por: Deivis W. Fernandes / RCNoticia