Urubici e São Joaquim flexibilizam restrições e reabrem pontos turísticos e hotéis

13

Novas regras passam a valer a partir desta segunda. Em Bom Jardim da Serra, reunião vai definir se normas atuais também vão mudar.

As cidades de Urubici e São Joaquim, ambas na Serra catarinense, decidiram flexibilizar as medidas de isolamento social e reabrir os pontos turísticos e hotéis a partir desta segunda-feira (27). As regras mais duras estavam em vigor há cerca de uma semana, para frear o contágio da Covid-19. Juntos, os municípios têm 85 casos da doença, incluindo uma morte. Em Bom Jardim da Serra, na mesma região, reunião prevista para esta tarde vai decidir se haverá flexibilização.

- Anúncio -

As mudanças levaram em conta, principalmente, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI), que baixou de 95% para 86% com a abertura de 11 novos leitos na última semana, totalizando 30, nos dois hospitais da cidade de Lages, que são referência para a região.

Urubici

A cidade, que tem 23 pacientes diagnosticados com Covid-19, ficou em quarentena até sábado (25), mas decreto assinado na mesma data liberou o comércio e o turismo para funcionar a partir desta segunda (27), com restrições.

Os pontos turísticos deverão ter fiscalização para uso da máscara, o distanciamento e ocupação de até 50%. As pousadas podem atender com 40% da capacidade, enquanto os restaurantes estão autorizados a funcionar com 50% da capacidade e até as 22h. A partir desse horário, só funcionará a tele entrega.

São Joaquim

Em São Joaquim, que tem 62 casos de Covid-19 e uma morte, os pontos turísticos, restaurantes, vinícolas, e hotéis e pousadas estão autorizados a funcionar a partir desta segunda, mas com capacidade máxima de 40%.

Esses estabelecimentos terão restrição nos horários de funcionamento: restaurantes e vinícolas vão poder atender somente até as 22h.

Covid em SC

Santa Catarina tem 68.730 casos confirmados da doença, incluindo 907 mortes, conforme o último boletim do governo do estado. Atualmente, são nove as regiões consideradas em situação gravíssima para o coronavírus. Na última sexta (24), o governo catarinense anunciou a ampliação de medidas mais restritivas de isolamento social e agora elas valem para 10 regiões.

Fonte: G1-SC

Por: Gelson Padilha/RCNoticia