Fenômeno que atingiu Oeste de SC foi tornado ou micro explosão.

962

Fortes temporais causaram prejuízos na quarta-feira no Oeste catarinense. Ginásio e escola foram destruídas, árvores quebraram e pessoas e animais ficaram ilhados. Documento com análise preliminar foi divulgado na tarde desta quinta.

- Anúncio -

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na tarde de quinta-feira (11) uma análise preliminar do fenômeno que atingiu o Oeste do estado na quarta-feira (10) e causou prejuízos. Segundo o documento, o que ocorreu foi um tornado ou uma microexplosão, ou ainda os dois fenômenos.

“Informações das imagens de radar analisadas pela equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, juntamente com relatos, fotos e vídeos que chegaram à instituição, indicam para uma possível ocorrência de tornado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de ter ocorrido uma micro explosão, ou até ambos eventos”, aponta o documento. “A confirmação será realizada após a realização de uma avaliação criteriosa de campo”, diz a análise da Defesa Civil.

A Defesa Civil diz que emitiu alerta para a região às 15h48 de quarta-feira após o radar meteorológico do Oeste identificar uma super célula de tempestade severa e divulgou imagens do satélite por volta das 17h, momento em que o fenômeno teria atingido a região.

Ainda de acordo com o governo estadual, em Descanso os ventos destruíram casas, ginásio, galpões e até uma escola. Lonas, telhas e colchões foram distribuídos às famílias mais atingidas e equipes regionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros auxiliaram a população. As rajadas chegaram a aproximadamente 130 km/h. Árvores foram cortadas ao meio, muitas casas destelhadas, e até um caminhão tombou com a força do vento. Além disso, em muitas cidades da região o volume de chuva foi maior que o total esperado para o mês de junho e teve cidades que ficaram alagadas.

Uma idosa ficou ilhada em casa e precisou ser socorrida pelos bombeiros. A chuva veio forte para a região pelo segundo dia seguido, após meses de seca.

Não foi divulgado o número total de pessoas atingidas e que precisaram sair de suas casas por causa da destruição, mas ao menos 10 cidades foram afetadas pelos temporais e alagamentos além dos municípios atingidos pelo tornado ou microexplosão:

Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga.

Fonte: Defesa Civil de SC

Por: Gelson Padilha / RCNoticia